Castelo de Neuschwanstein (Schloss Neuschwanstein) – Alemanha

O Castelo de Neuschwanstein é o verdadeiro castelo dos contos de fadas. Ele inspirou diversas obras de ficção, sendo a mais conhecida o castelo da Cinderela, da Disney.

castelo

Foi construído por Luís II da Baviera no século XIX, inspirado na obra de seu amigo, o grande compositor Richard Wagner. A arquitetura do castelo tem um estilo fantástico e, apesar de não ser permitido tirar fotografias no seu interior, é um dos pontos turísticos mais fotografados da Alemanha. Também é considerado o “cartão postal” do país e um dos mais populares pontos turísticos europeus. O nome “Neuschwanstein” é uma referência ao “cavaleiro do Cisne”, Lohengrin, da ópera com o mesmo nome.

O castelo começou a ser construído em maio de 1869, a partir de um projeto desenhado por Christian Jank, um desenhista de cenários teatrais, e não um arquiteto, o que permitiu essa natureza fantástica do castelo.

Apesar de todo o sonho de conto de fadas, construção não chegou a ser finalizada. O Rei Luís II foi declarado insano pela Comissão de Estado em 1886, próximo da conclusão do castelo, e foi aprisionado. Depois foi levado para Berg e, em junho do mesmo ano, foi encontrado morto no Lago Starnberger, junto ao psiquiatra que declarou sua insanidade. Até hoje o mistério permanece e não se sabe exatamente o que aconteceu.

Outra curiosidade sobre o interior do castelo é que uma das salas do castelo reproduz uma gruta com muitas estalactites e estalagmites, onde até funcionou uma cascata durante o reinado de Luís II.

castelo

Saiba mais sobre a arquitetura de Salzburg, na Áustria, sem sair de casa, no blog do Viajante Maricler. 🙂

Deixe um comentário